segunda-feira, 30 de novembro de 2015

COMPONENTES




  • Barbara karoline Silva da câmara
  • Regina kaianne da silva
  • natalia silva do nascimento
  • clovis heron vieira 
  • Barbara geovana farias do nascimento



prof: Daniel                                                              2 ( B )






ATIVIDADE

Em relação aos fenômenos da luz:

1.  Diferencie a reflexão regular da reflexão difusa da luz?


2. Um quadro, coberto com uma placa de vidro, não pode ser visto tão nitidamente quanto outro não coberto, por que o vidro:

 a) é opaco.                                              d) reflete parte da luz.
 b) é transparente.                                      e) é uma fonte luminosa.
 c) não reflete a luz.


3. Uma pessoa, em um ambiente iluminado por luz artificial branca, descreve ter visto duas paredes verdes e duas brancas.

 a) Qual o fenômeno que pode ser usado para justificar as duas cores vistas pela pessoa?

b) Justifique como a pessoa pode identificar duas cores se a sala é iluminada apenas pela cor branca?



resposta:

1. r.regular: acontece quando um feixe de luz atinge uma superfície polida e é refletida de forma regular, isto é, caso a incidência seja de um feixe com raios paralelos, o feixe refletido também será paralelo. 
   
  r.difusa: A reflexão difusa ou difusão da luz, ocorre quando um feixe de luz incide numa superfície e volta de forma irregular, ou seja, propaga-se em todas as direções.

2. Letra B

3. a)  reflexão difusa.
    b) pois dizemos que a cor de um corpo, visto pelo olho humano, é determinada pela luz difundida por ele quando iluminado pela luz solar. por isso a pessoa ver duas cores no ambiente.

FENÔMENOS

 _Quando um feixe de luz se propaga em determinado meio e atinge uma superfície de separação com outro meio, ocorrem os seguintes fenômenos ópticos: reflexão, reflexão, absorção, dispersão e espalhamento da luz.

  REFLEXÃO DA LUZ: A reflexão ocorre quando um feixe de luz incide sobre uma superfície ( dita refletora ) e retorna ao meio de origem, onde se propagava anteriormente. No caso da reflexão da luz luz, vamos destacar duas situações:  a reflexão regular e a reflexão da luz. ( ou reflexão difusa ).

   1. REFLEXÃO REGULAR: A reflexão regular acontece quando um feixe de luz atinge uma superfície polida e é refletido de forma regular, isto é, caso a incidência seja de um feixe com raio paralelo, o feixe refletido também será paralelo.
  Poe exemplo:

  2. REFLEXÃO DIFUSA: A reflexão difusa ou difusão da luz ocorre quando um feixe de luz incide numa superfície e volta de forma irregular, ou seja, propaga-se em todas as direções.
    Por exemplo:




      ABSORÇÃO DA LUZ: O fenômeno da absorção consiste na transformação da energia luminosa em energia térmica, principalmente. Nesse caso, consideramos que a maior parte da radiação incidente é refletida no corpo.

 Na qual podemos ver a imagem abaixo:       
     REFRAÇÃO DA LUZ: A refração da luz ocorre quando a luz incide numa superfície que separa dois meios transparentes e, atravessando-a, propaga-se no outro meio. Quando isso acontece, a luz pode sofrer mudança na direção de sua trajetória.

Na qual podemos observar a imagem abaixo:
  
 DISPERSÃO DA LUZ: A nossa visão não permite perceber que a luz branca é formada por várias cores, mas quando  fazemos uso de um instrumento óptico, como o prisma. Que é formada por varias cores, a luz branca é denominada policromática ( poli : muitas; cromáticas: cores ).
 
   




 ESPALHAMENTO DA LUZ: O espalhamento da luz é um processo que ocorre muito rapidamente, no qual as partículas da atmosfera absorvem a radiação luminosa, emitindo-a para outra direção.

                                                   
   


 

PROPAGAÇÃO DA LUZ


_ Como dissemos anteriormente, a óptica Geométrica considera o raio luminoso como um elemento geométrico na propagação da luz. Nesse sentido, vamos estabelecer algumas definições quanto aos raios luminosos e a sua propagação.

. RAIOS DE LUZ: Denominamos raio de luz a linha reta orientada que representa, geometricamente, a propagação da luz.  

Por exemplo:
A representação do caminho retilíneo percorrido pela luz é feita com um segmento de reta orientada para indicar a direção e o sentido de propagação da luz.


. FEIXE OU PINCEL DE LUZ: É um conjunto de raios de luz que se propaga pelo espaço que constitui um feixe ou um pincel de luz. De acordo com sua forma geométrica, ele pode ser cilíndrico ou cônico.
   O feixe cilíndrico é representado por raios de luz paralelos. Os raios solares, ao atingirem a superfície terrestre, podem ser considerados como um feixe paralelo.

       O FEIXE CÔNICO PODE SER DIVERGENTES OU CONVERGENTES. 

No caso do feixe divergentes, os raios de luz que o compõem partem, ou parecem partir, de um ponto A.
No caso do feixe convergente, todos os raios de luz do feixe se propagam em direção a um ponto B.


           VELOCIDADE DA LUZ: Apesar de ser muito rápida, a luz tem uma velocidade finita. Essa velocidade de propagação no vácuo é de 300 000 KM/s.
  para se ter uma ideia desse valor basta fazermos a relação de que em apenas um 1 s a luz percorre a distancia de 300 000 KM.
  
         Por exemplo:  C = 299 792,458 km/s = 300 000 km/s

        
         MEIOS FÍSICOS: Podemos classificar os meios físicos como, transparentes, translúcidos, e opaco.
  • MEIO TRANSPARENTES: Um meio é considerado transparentes quando a propagação da luz é regular e atravessa distancias consideráveis em trajetórias bem definidas.
  • MEIO TRANSLÚCIDOS: No caso de um meio denominado translúcidos, a propagação da luz acontece de modo desordenado e regular.
  • MEIO OPACO: Quando um meio, de modo geral, não permite que a luz se propague em seu interior, dizemos que ele é opaco.
 Vale lembrar que essa classificação dos meios em transparentes, translúcidos e opaco é simplória e feita por razões didáticas, visto que a opacidade de um meio depende de vários fatores, inclusive do tipo de radiação ( luz ) que incide sobre ele.  

FONTES DE LUZ

_ Denominamos fontes de luz os corpos que emitem luz. As fontes podem ser classificadas em primarias e secundárias.

  • FONTES PRIMARIAS: São representadas pelos corpos que emitem luz própria, como o sol, o filamento de uma lâmpada acesa, a chama de uma vela ou uma barra de ferro incandescentes, por exemplo.Em geral ocorrem a reação em cada um desses elementos que transformam um tipo de energia em energia luminosa.
  • FONTES SECUNDÁRIAS: São os corpos que recebem luz de outras fontes e enviam de volta uma fração dessa luz, ou seja, são corpos iluminados. Podemos citar como exemplo de fontes secundárias os planetas, os satélites naturais e artificiais e a maioria dos corpos que nos cercam, como carros,casas, mesas, lápis e etc.  


        QUANTO AO TAMANHO DAS FONTES DE LUZ, PODEMOS SEPARA-LAS EM DOIS TIPOS. FONTES PONTUAIS ( OU PUNTIFORMES ) E EXTENSAS.
        1. FONTES PONTUAIS: Recebem essa denominação as fontes de luz que apresentam dimensões desprezíveis em relação as distancias que as separam dos outros corpos.

     Exemplo: Chama de uma vela ou lâmpada pequena quando iluminam um ambiente.

 2.FONTES EXTENSAS: Quando as dimensões da fonte de luz são relevantes em comparação com as distancias entre os corpos, dizemos que se trata de uma fonte extensa de luz.

       Exemplo: Sol iluminado a terra ou uma lâmpada fluorescente iluminando uma sala como exemplo de fontes de luz extensas.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÓPTICA


- Por motivos didáticos, o estudo da óptica é dividido em duas frentes, as chamadas óptica física e a óptica geométrica.

       1.ÓPTICA FÍSICA: É o estudo dos fenômenos luminosos, cuja descrição depende da natureza ondulatória da luz, como emissão, composição, polarização, absorção,  interferência e difração da luz.

      2.ÓPTICA GEOMÉTRICA: É a parte da óptica que estuda a propagação da luz por meios dos raios de luz. Os fenômenos que essa área abrange são: propagação retilinia da luz, reflexão e refração da luz, espelhos e lentes.

        OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:

1.                                                                                                                                                                         
        

       
                
                






2.